Base de dados : CRT-Acervo
Pesquisa : INJECOES SUBCUTANEAS [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 2 [refinar]
Mostrando: 1 .. 2   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 2 CRT-Acervo  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:6023
Autor:Mello, Sandra Helena dos Santos de
Título:Hidratação subcutânea em pacientes com AIDS no Instituto de Infectologia "Emílio Ríbas" ..-
Fonte:São Paulo; s.n; 2006. 76 p. ilus, tab, graf.
Tese:Apresentada a São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:INTRODUÇÃO: A manutenção do estado de hidratação com ingestão oral é um desafio para instituições que cuidam de pacientes com aids na fase avançada da doença. A infusão de líquidos no tecido subcutâneo (hipodermóclise) é uma técnica econômica e de fácil aplicação para hidratação e administração de vários tipos de medicamentos em pacientes com desidratação leve a moderada, sendo largamente aplicada em pacientes terminais com câncer. Considerando-se as dificuldades de informações na literatura sobre o assunto, este estudo pretendeu, inicialmente, avaliar as indicações desta técnica especificamente em pacientes com aids. OBJETIVO: Avaliar o perfil do paciente com aids, quanto à elegibilidade para realização de hipodermóclise. METODOLOGIA: Estudo retrospectivo, quantitativo e exploratório, realizado nas unidades de internação do IIER, com levantamento de 89 prontuários de pacientes com aids que ficaram internados e receberam atendimento da equipe de Cuidados Paliativos no período de janeiro de 2004 a agosto de 2005. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A amostra foi composta de 56 pacientes do gênero masculino e 27 do feminino. As indicações para a hipodermóclise foram: 16 náuseas e vômitos; 51 em fase avançada da doença; 21 em uso de opióides; 28 de disfagia; 33 de rede venosa ruim; e 65 de pacientes com mais de uma indicação. As doenças associadas foram: 63 infecções bacterianas; 34 infecções virais; 46 infecções fúngicas; 26 neoplasias; outras ocorrências também foram observadas como 13 diarréias e 34 relatos de dor. A análise das variáveis demonstrou significância (p<0,05) entre a ocorrência de óbitos em pacientes com falência de múltiplos órgãos, a presença de dor em pacientes que apresentaram neoplasia e que fizeram o uso de opióides. A disfagia foi significante (p<0,05) entre os pacientes que fizeram uso de opióides e entre os que apresentaram rede venosa ruim...(AU).
Descritores:Hidratação
Injeções Subcutâneas
Seleção de Pacientes
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Vias de Administração de Medicamentos
Limites:Humano
Meio Eletrônico:http://www3.crt.saude.sp.gov.br/arquivos/arquivos_...
Localização:BR1310.1; T0319


  2 / 2 CRT-Acervo  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:3347
Autor:Pluciennik, Ana Maria Aratangy; Rizzo, Edda de; Konishi, Clarice Kazue.
Título:Reacöes locais e níveis de antitoxina circulante decorrentes de administracäo do toxóide tetânico: estudo comparativo entre ped-o-jet e seringa hipodérmica.
Fonte:Rev. saúde pública;19(3):201-214, jun. 1985. tab, graf.
Resumo:Com o objetivo de comparar reacöes locais e conversäo sorológica apresentadas por adultos que receberam o toxóide tetânico através de Ped-o-Jet (via subcutânea) ou de seringa hipodérmica (via intramuscular), o toxóide foi administrado a 472 recrutas do Exército. Em observacöes realizadas 4 a 24 horas após a vacinacäo verificou-se que as reacöes locais dos indivíduos vacinados com Ped-o-Jet eram significativamente mais frequentes e mais intensas do que aquelas dos vacinados com seringa hipodérmica, näo tendo ocorrido, entretanto, reacöes graves. A conversäo sorológica dos näo imunes vacinados com Ped-oJet ocorreu numa frequencia maior do que nos indivíduos vacinados com seringa hipodérmica. Conclui-se portanto, que o Ped-o-Jet pode ser utilizado em campanhas de vacinacäo em massa contra o tétano, embora a via de administracäo preferencial, até o momento, seja a intramuscular (AU).
Descritores:Antitoxinas/sangue
Injeções Intramusculares/instrum
Injeções Subcutâneas/instrum
Reações Antígeno-Anticorpo
Toxóide Tetânico/admin
Vacinação/métodos
Seringas
Limites:Estudo Comparativo
Humano
Masculino
Adolescente
Adulto
Meio Eletrônico:http://www3.crt.saude.sp.gov.br/arquivos/arquivos_...
Localização:BR1310.1; Formato Eletrônico



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.3 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information